As vendas de automóveis e comerciais leves somaram cerca de 286,9 mil unidades
As vendas de automóveis e comerciais leves novos somaram cerca de 1,64 milhão de unidades no primeiro semestre deste ano, o que representa uma expansão de 10% sobre o mesmo período do ano passado. Os dados são preliminares e foram obtidos junto a uma fonte do mercado nesta sexta-feira (1º).
O ritmo está acima da previsão de vendas para o segmento em 2011, de 4,2%, feito anteriormente pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores ( Fenabrave ). No entanto, a mesma federação informou ao R7 que fará uma entrevista coletiva na segunda-feira (4) para anunciar os resultados das vendas.
O resultado dos primeiros seis meses do ano poderia ser ainda melhor, não fosse o recuo nas vendas de junho, quando houve uma queda de 4,5% na comercialização de automóveis e comerciais leves em relação a maio.
Em junho, que teve 21 dias úteis de vendas contra 22 em maio, as vendas de automóveis e comerciais leves somaram cerca de 286,9 mil unidades, contra 300,5 mil do mês anterior. Na comparação com junho de 2010, por outro lado, houve alta de 15,9%.
Por dia útil, porém, as vendas do mês passado foram equivalentes a uma média de cerca de 13,7 mil unidades, praticamente estáveis em relação ao nível de 13,6 mil de maio e acima das 11,8 mil de junho passado.
Ranking de montadoras
A Fiat encerrou junho com vendas de 67,26 mil automóveis e comerciais leves, segundo os dados preliminares de licenciamentos, contra 66,81 mil em maio.
A Volkswagen contabilizou emplacamentos de 56,6 mil, contra 62,2 mil no mês anterior, após a prolongada greve dos funcionários de sua fábrica em São José dos Pinhais (PR), que durou 37 dias e foi encerrada em 10 de junho.
Em seguida, a General Motors manteve a terceira posição, com vendas de 53,6 mil unidades em junho contra 55,6 mil em maio. A rival norte-americana Ford apurou vendas de 26,86 mil automóveis e comerciais leves no mês passado, após 27,3 mil em maio, segundo os dados preliminares.
Além da divulgação dos dados da Fenabrave, prevista para segunda-feira, na próxima quarta-feira (6), a Anfavea (associação das montadoras) anuncia os números consolidados, incluindo produção e exportação.